Vinho ViVo


Este ano me propus a ler mais sobre vinho mas não os conhecidos autores, livros de prateleira, recomendações de experts. Quero ler mais sobre vinho mas nos grandes clássicos. Quero ler e reler alguns autores mas sob uma ótica um pouco diferente. Quero entender o que foi o vinho. Mas quero eu entender, do meu jeito e não do jeito que os inúmeros livros do tipo "A história do vinho" contam.

Quero ler isso direto das palavras de Homero, Sócrates e tantos outros. Chegarei a um lugar comum ? Talvez, mas tenho certeza que viajarei por lugares que não estão descritos nos livros de história do vinho.

Assim como a matemática me chamou a atenção por sua filosofia eu acho que vinho e filosofia tem tido por muito tempo uma relação simbiótica. Algumas das primeiras provas arqueológicas que nós temos para a existência de vinho vem do período Neolítico, na Arménia moderna e norte do Irã, uma olaria com jarros revestidos com resíduos de vinho foi datado de 5400 aC. Por 2500 aC, o vinho foi cultivado em Creta e, provavelmente, na Grécia também . Esses são os períodos de tempo que me interessam inicialmente: O quinto e o quarto séculos AC, quando filósofos gregos como Platão e Aristóteles tinham no vinho, sem dúvida, uma das origens ao diálogo filosófico profundo.

Diferente dá maioria de nós, os gregos não bebiam vinho durante o jantar,mas depois, após o jantar, eles voltavam para uma grande sala dedicada a esses eventos. As cerimônias eram iniciadas com brindes para os deuses, heróis caídos, e seus ancestrais e, em seguida, o consumo poderia começar a sério. Gregos misturavam agua a seu vinho em uma bacia especial (chamado de krater), as misturas poderiam ser ajustadas dependendo da seriedade dos assuntos a serem debatido, mas água era quase sempre acrescentada pelo menos em partes iguais para o vinho.

A filosofia foi sem dúvida um ponto central da conversa em muitos dos simpósios mas era a folia, muitas vezes prorrogada até tarde da noite, que era o ápice dos encontros. O que quero mostrar, porém, é que o vinho e a filosofia eram coincidentes: vinho certamente catalisou vários diálogos filosóficos.

Como não sou filósofo e não fiz um curso de filosofia (isto está nos meus planos) quero, através destas diversas obras clássicas olhar para o vinho juntamente com o seu contexto social e histórico na medida do meu conhecimento e pesquisas, mas sempre colocando a minha própria ótica e abrindo o espaço do blog para discussões. (Se é que alguem vai le-lo depois disso)

Muitos vão me perguntar sobre as crônicas, historinhas, mas esse ano eu quero mostra-lo como sendo um dos personagens das histórias classicas e não apenas um objeto de cena, mas sim como uma coisa viva que evolui pelo nosso tempo e pela nossa história.

Para aqueles que decidirem me acompanhar, agradeço e peço desculpas se em algum momento cair em lugar comum ou em didatismos mas acredito que alumas vezes será necessário para contextualizar algumas idéias mesmo que sob uma ótica diferente.

Nenhum comentário:

Vale a pena experimentar