Tem " vinhozinho" doce ? " Tipos de Porto

Dando continuidade a série de vinhos doces, vou apresentar programas especiais sobre um único e apaixonante assunto - Vinho do Porto. No caso do Porto decidi fazer um edicao em video que, ao meu ver, pode ser mais interessante e ilustrativo. Não esta fácil condensar tanta coisa interessante e entrevistas com enólogos em vídeo-posts de no máximo 30 minutos.

Hoje um apanhado geral sobre os diversos tipos de vinho do Porto em uma apresentação bastante rapida mas bastante ilustrativa feita há alguns anos na FenaVinho. Os programas seguintes, serao editados a partir de edicoes do programa Baco da tv portuguesa RTP, dedicados a detalhar melhor os tipos mostrados nesta apresentacao. Por questoes de preferencia pessoal, a maior parte das entrevistas selecionadas e imagens foram feitas na Taylors.

Como introducao ao assunto, é importante destacar que apenas o vinho produzido na Região Demarcada do Douro, respeitando normas de produção e envelhecimento rigorosamente controladas, pode utilizar a denominação "Vinho do Porto".

Durante o seu processo de envelhecimento, o vinho é submetido a provas de controle de qualidade, seja analítica ou sensorial, efetuadas pelos Laboratórios e Câmara de Provadores do Instituto do Vinho do Porto, um dos organismos públicos mais antigos e prestigiados de Portugal. Esta entidade tem como principal missão o controle oficial e a defesa do prestígio do Vinho do Porto bem como a sua promoção em nível mundial. Apenas os vinhos que cumprem os exigentes critérios de qualidade estabelecidos têm o direito de usar o selo de garantia emitido pelo Instituto do Vinho do Porto.

Bom programa e saúde !

Um comentário:

Mirian Martin disse...

Já até sei para quem vou indicar o video e o blog. ;)

bjs

Vale a pena experimentar