Goldfinger

Meu dentista gosta de falar de vinho. Isto não me preocuparia tanto pois tem tanta gente, incluisive eu, metida a falar de vinho, o problema é que meu dentista quer discutir vinho enquanto trata dos dentes. Meus dentes !!!

Com a boca aberta, estando nela metidos o espelho de baixar língua, a broca e o dedo do dentista, ele me disse que havia tomado um Chadonnay branco. Resmungo " ...odos os ardonnay ão ranco", mas ele diz que uma vez falei que havia tomado um Chardonnay tinto e para enfatizar a resposta zuniu a broca.

Uma pequena explicação sobre o dedo do meu dentista para que você possa entender toda a extensão da tragédia. Quando estudava no colégio de padres ele fez um teste vocacional e deu medicina. Mas quando na entrevista pessoal ele escolheu como especialidade ginecologia ou proctologia, a banca tendo constatado o tamanho de seu dedo, vetou: " Se insistir em enfiar este dedo nos outros, é melhor ir para odontologia, porque a boca é o único buraco em que talvez ele caiba". Por isto foi ser dentista, com o significativo apelido de Goldfinger.

Nossas discussões sobre vinhos são psicodélicas, porque ele entende menos que eu, teima sempre e eu tenho que argumentar balbuciando com toda aquela tralha na boca e, como se não bastasse, ele costuma reforçar o argumento enfiando a broca no meu dente.

Apesar disto mantenho firme meu juramento a Baco e corajosamente insisto que Chardonnay não pode ser tinto porque a uva é branca. Entaõ, argumentou, como é que tem Pinot Noir e Pinot Blanc. Porque são duas uvas diferentes, respondo, e tem mais ainda a Pinot Gris. A Tecate ? Pergunta o Goldfinger.

Levanto na cadeira : Olha aqui meu amigo, para começo de conversa Tecate é cerveja mexicana você quer dizer Tokaji e ainda por cima esta denominação esta equivocada e não é mais permitida. Havia uma história de que o capitão alsaciano que derrotou os turcos na Hungria trouxe com ele mudas da uva Tokaj e plantou na Alsácia. Mas é lenda. Tokaj é uma cidade, Tokaji é o gentílico, o nome do vinho, mas as uvas são Furmint, Harsvelu e Muscat. Abro os olhos e vejo o dentista me olhando espantado. Algum problema, pergunto ? Não, eu só perguntei se doi quando toco aqui.

Doía e muito, mas, satisfeita a curiosidade, ele continuou a enfiar a broca. E os de rosca, você acha que tampa de rosca é igual a rolha. Faço uma longa explanação dos riscos da rolha com os fungos desenvolvendo tricloroanisol (tente pronuniciar isso da proxima vez que for ao dentista), e que só a tradição matém o uso da rolha, mas isto é a mesma coisa de , por tradição, usar broca de pedal...Estou me lixando para a rolha, o que eu quero saber é se no vinho rosqueado o garçom também tem que dar a rosquinha para o cliente cheirar.

Por que você diz que um vinho argentino é melhor que chileno ? Eu nunca disse isso. O homem afunda o dedo até a garganta e taca a broca. Disse, você falou que o Catena é melhor que o Casillero. O zunido esta chegando no meu cérebro, mas não me rendo: Catena é melhor que Casillero, mas há outros vinhos argentinos melhores que chilenos...Tá vendo, falou de novo. Quis dizer chilenos melhores que argentinos, este troço esta me furando o miolo.

Este é bom mesmo, o melhor do Brasil.

Quem ?

Acabou de falar, o Miolo.

O Miolo é bom...interessante.

Isto eu já sei, mas é melhor que os argentinos ?

Goldfinger é mais nacionalista que o Aldo Rebello, tanto que prefere ser chamado de Dedão, e tem uma broca, de modo que acho melhor concordar, - hum, hum-, e ele não pára.

Agora estes gringos vão ver o que é bom, vão ter que engolir o nosso vinho também, como aquele balofo do Maradona, que só foi campeão do mundo porque o Galtieri comprou ou goleiro do Peru...teve que engolir o Pelé. E o Chardonnay, - a broca cantando no meu dente - tem tinto ou não tem ?

Tem, e é de São Roque aqui no interior de São Paulo, tinha me esquecido, em São Roque Chardonnay é tinto.

Ele sorri, tira o dedo, recolhe a broca:

Por hoje é só, vamos continuar na semana que vem, queria falar de Bourgogne. Mas vê se não teima tanto.

4 comentários:

A Senhora disse...

Que aflição!!!!

O meu coloca um "lençol" de silicone e tapa toda a minha boca! e deixa só o dente de fora para o tratamento.
E ele morre de rir quando faz uma pergunta e eu não posso responder.

Agora este seu... :))) Escolhido à dedo! Dedo? :)))

bjs

Anônimo disse...

hauuhahau
Escolhido a Dedão !!! :)

Zainer Araujo disse...

Toalhinha que nada ! Esse foi educado nas melhores estribarias de londres ! :D

Anyone disse...

Olá Homem d bom gosto, Tudo bom?
Espero aprender algo sobre vinho contigo, porque por enquanto só sei beber e me embriagar.. rsrs
Tenha uma boa tarde..


bjss


Sua amiga de chat Anyone!

Vale a pena experimentar