Serie: O vinho na sua taça Decantação

A decantação provoca dois bons efeitos que são inquestionaveis: Separa-se a borra que é depositada no fundo da garrafa e que pode deixar o vinho turvo e dar um gosto desagradável e também deixa o ritual de servir o vinho muito mais bonito.

A pergunta que fica é: A decantação realmente melhora o vinho ? Por quanto tempo ?

O mais dito e aceito sobre isso é que a decantação amacia os taninos, mas isso não tem respaldo científico (Essa é a hora que os enochatos começam a resmungar ou simplesmente páram de ler).

Claro que a aeração durante a vinificação altera a estrutura dos taninos, por isso o vinho é colocado em barricas porosas, mas a química do vinho é lenta e esse processo todo pode levar meses e não pode ser sentido em algumas poucas horas.

A decantação não afeta os taninos, mas como você elimina componentes indesejáveis, o vinho adquire um gosto diferente e dá a impressão que os taninos ficaram mais macios.

Vamos deixar de lado o esnobismo e entender o que acontece no seu decanter ou taça: Durante a decantação é uma aeração quevai acelerar a evaporação dos sulfitos e aromas desagradáveis, mas a decantação tambem vai provocar uma oxidação que vai atingir exatamente os componentes do vinho que te dão prazer. Um vinho oxidado fica chato, mas como a oxidação é uma reação muito mais lenta que a varredura dos odores, basta você decantar o vinho com uma antecipação insuficiente para acarretar a oxidação.

Seria simples assim se o vinho com seus milhares de componentes não gostasse de debochar de toda a lógica que tentamos impor. O tempo de resposta para a oxidação pode variar de acordo com a temperatura, concentração de fruta,pH e outros tantos fatores que mudam conforme a idade do vinho. Então meu prezado leitor e minha querida leitora o tempo de decantação de um vinho pode ser pouco para alguns e execessivo para outros.

Decantação é como um empurrão, acelera os mais fortes e derruba os mais fracos.

Toda essa explicação é oportuna porque nos eventos que apresento e degustações e cursos que oriento eu sugiro sempre decantar o vinho por uma hora e meia. Mas ontem em evento decantei um vinho portugues de 1991 e cheguei a conclusão junto com outros dois confrades que ele foi decantado muito cedo para seu grau de envelhecimento.

Fica aqui então uma dica de bom senso: Abra a garrafa uma hora antes e prove um pouquinho. Se estiver bom, deixe como está e só decante na hora de servir. Caso apresente gostos e aromas desagradáveis, decante antecipadamente.

A correta decantação de um vinho nada mais é que a aplicação sensata do principio que faz torcer o nariz dos "entendidos": Vinho bom é aquele que você gosta, e se estiver gostanto, não invente e nem complique,porque ele pode não te dar o mesmo prazer.

Nenhum comentário:

Vale a pena experimentar