Pequenas Epifanias

Durante o jantar na noite de ano novo, um velho e querido amigo, me perguntou quando foi que eu me tornei um amante de vinho. Ele então começou a me dizer, não em tantas palavras, que quando nos conhecemos na faculdade, eu era a última pessoa que ele esperava se transformar em um amante do vinho, mesmo eu sempre ter tomado vinho.

Tivemos umas boas risadas lembrando de alguns momentos e continuamos bebendo, mas sua pergunta me fez pensar sobre como foi que eu, ou qualquer outra pessoa, pode ir de um simples bebedor a um discipulo de Baco.

Tenho certeza que eu não tive um daqueles momentos em que algumas pessoas descrevem, onde ao tomar um gole de um copo, acontece algo do tipo "Uau, então é isso que significa degustar um vinho! " É claro que houve dezenas de pequenas epifanias ao longo do tempo, como a primeira vez que eu realmente senti aroma de chocolate em um vinho, ou quando eu bebi o meu primeiro Sauternes, mas quanto mais eu tento traçar uma linha para trás através de todas as garrafas, mais eu sinto que estou tentando achar uma agulha no palheiro..

A verdade é que eu sempre amei vinho. E como foi legal experimentar champanhe na ABS . A preocupação com sabores de frutas não mudou muito, mesmo através dos cursos e degustações em vinicolas, eu descobri as alegrias das garrafas de um rosé Português que chutou a bunda de cada Zinfandel branco que já tive de provar em degustações que participava quando morava nos EUA.

Essas memórias do vinho são relativamente fáceis de recuperar, mas a transição do gosto boémio de um estudante universitário para o que você quiser chamar de meu senso de vinho atual (meu paladar? Minhas preferências? Minha paixão?) É nebuloso, um labirinto de ajustes que tropeça através de uma paisagem progressivamente em mudanca em torno de mim.

O processo de se chegar a um ponto em que estamos cientes de nossas preferências, é uma viagem por uma estrada cultural, social e psicológica . Há uma certa dose de compreensão para ser adquirida através de uma análise de fatores que moldam a capacidade crítica de uma pessoa em relação à comida ou vinho. Tenho um conhecido, por exemplo, que teoriza que as pessoas têm um conjunto básico de sabores que são estabelecidos no início da vida - uma espécie de "terroir" pessoal - que é altamente geográfico e com base na própria cultura regional de alimentos, o solo, e até mesmo química da água. Embora ache muito interessante , acredito que há algo em nossa relação com o vinho que é literal e figurativamente além da ciência.

Nas ondas do que explorar os cantos e recantos de uma boca cheia de vinho, interações químicas que ocorrem são tão complexos que nós estamos apenas começando a desvendar-los. De alguma forma o gosto e o aroma de uma só vez, inseparavelmente envolvem múltiplos sentidos em nossos corpos e cérebros que trabalham juntos para criar uma experiência que é uma tapeçaria de sensaç;oes físicas, o sabor, o prazer, a nostalgia, a intuição e, finalmente, a imaginação. A linha entre o que percebemos a partir de um vinho e que nós projetamos para ele não é algo linear, mas uma transição suave entre a química de nossos corpos e as obras desconhecidas de nossas próprias mentes e, se você é tão inclinado a algo mais transcedental, nossos espíritos.

Eu acho que jamais seremos capaz de apontar para um momento específico que caimos no mundo do vinho, porque eu ainda estou caindo. Espero que nunca haverá um ponto onde possa dizer, definitivamente, qual o meu gosto para o vinho, porque eu acho que será sempre um ponto onde eu tenho muito o que aprender e provar. Existem alguns mistérios na vida que não precisam de uma solução, pois eles apenas precisam ser reconhecidos e celebrados. A paixão duradoura, a unidade que tem mantido a humanidade labutando nas vinhas e nas adegas por milênios é a relação distintiva e individual que se renova cada vez que cada um de nós enche um copo.

Esta é a paixão (o humor, mistério e história), que eu quero continuar a escrever nesse ano de 2011 sobre vinhos,. Espero que vocês se juntem a mim nestas diversas situações em torno do vinho .

Feliz 2011

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois eu lembro quando fui apresentada ao vinho. Foi em um apartamento em campinas ao som de Eric Clapton em uma varanda.

Anônimo disse...

Ai meu Deus...no meu caso eu conhecia vinho mas nao Eric Clapton - rs

Vale a pena experimentar