A Divina Comédia do Vinho - Parte Final


Pensei em perguntar para o Poeta sobre as lascas de madeira, mas já estávamos passando para o próximo nível, e ao vê-lo faltou-me a respiração.

Ali nós encontramos um grande salão lotado com garrafas empoeiradas do que parecia serem os vinhos mais impressionantes.Para qualquer lado que olhávamos, rótulos míticos saltavam aos nossos olhos - Bordeaux Burgundies, garrafas emboloradas de antigos Barolos italiano, garrafas lacradas de Tokay húngaro. A temperatura parecia perfeita, ainda assim os habitantes deste salãor escorregavam em seus próprios suores, rasgando suas roupas como se estivessem perdido em um deserto. Se agarrava as garrafas em uma tentativa frstrada de saciar a sede, pois cada garrafa aberta o valioso líquido transformava-se em areia ou pó.

Vendo o meu horror diante das garrafas dos melhores vinhos e safras do mundo,virando poeira, Dante explicou: "Estes são os gananciosos, almas orgulhosas, que recolhiam os vinhos, mas nunca bebiam. Eles cobiçavam e acariciavam cada garrafa, armazenando- as cuidadosamente em adegas, mas não bebiam nem compartilhavam com as pessoas que amava, e quando faziam, eles traíram o coração do vinho com suas posturas esnobes".

De olhos arregalados, eu rapidamente lembro de uma lista de vinhos que eu precisava beber.

O próximo nível continha igualmente lamentos.Dessa vez estavamos em um labirinto de vinhas, cada letreiro apontava claramente para a saída dessa loucura. Eu tentei mostrar, acenar para eles, pensando que talvez não tivessem notado, mas Dante silenciou-me com um aceno de sua mão enluvada. "Eles são os que se esqueceram que havia um tempo que não conseguia pronunciar “Vielles Vignes”; Aqueles que não se lembravam de que havia um momento em que eles também não sabiam se Gevrey-Chambertin foi um vinho branco ou vinho tinto Eles zombavam e riam das pessoas ávidas por aprender e que tropeçavam nas etiquetas sociais e denominações. Agora os ouvidos e os olhos traem, e eles não podem fazer uso adequado desses sinais, nem as suas tentativas de ajuda. "

Descemos mais, passando por câmaras intermináveis e câmara após câmara eu via essas pobres almas passando por uma miríade de tormentos. Todos os níveis eram tão tristes e as punições tão variadas, que se mesclavam e fundiam-se em minha lembrança até que chegamos ao fim da escada rolante. Aqui, em uma pequena sala com duas portas, Dante se virou e me falou pela última vez:

"Você é o mensageiro, mas este é um título que só pode ser escolhido, não é concedido. Você viu o destino que aguarda os muitos a quem você conhece e respeita mas você ainda não viu o seu próprio. Atrás da porta a sua esquerda, "Ele fez um gesto," está um nível final de tormento. Este plano é reservado para você e todo mundo que coloca as palavras a serviço de vinho, mas não levam paixão e prazer àqueles para quem eles escrevem. níveis mais profundos do condenação são salvos pela crítica. "

Quando ele disse isso, eu pensei ter detectado um pequeno sorriso em seus lábios. "Atrás do direito", continuou ele, "está o mundo que você veio, transbordando almas esperando o toque do vinho. Você pode escolher para satisfazer suas curiosidades, ou você pode optar por voltar para casa."

"Mas cuidado", disse o Poeta. "Sua escolha é perigosa. Nenhum homem pode conhecer o seu próprio destino. Escolha a outra porta, e seu destino permanece desconhecido para você, mas ainda será sua a arte em faze-lo. "

Ainda agarrado ao meu copo de vinho, virei-me sem hesitação e caminhei através da porta à minha direita.

Um comentário:

Sidney disse...

Muito bom esse reencontro seu com Dante. Conseguiu superar o primeiro.

Meu amigo, parabens pelas cronicas cada vez mais agradaveis e inteligentes e pelas dicas sempre uteis e interessantes. Um otimo 2011 pra voce!

Vale a pena experimentar