Criado um novo design para a garrafa de vinho

Enquanto muitos estão comemorando (até mesmo bajulando) o projeto da nova garrafa de vinho pelo chef Martín Berasategui, eu na verdade estou lamentando o fato de que ele resolva um problema que não precisa ser resolvido. Este novo frasco, que de fato achei bastante inteligente,confesso, apresenta um recuo acentuado em direção ao fundo da garrafa que (teoricamente) evita que qualquer sedimento que estava no fundo da garrafa seja despejado no vinho.

Entretanto a eficácia do design no mundo real provavelmente não será tão util quanto se imagina, principalmente quando acumular muito sedimento no ombro de uma garrafa que foi armazenada na horizontal, e raramente teve tempo para depositar no fundo antes de ser servido para alguém. Além disso, muitos sedimentos são tão finos que, depois de empurrados, entram em suspensão no vinho.

Mas isso tudo não é motivo para sugerir que precisávamos desta nova garrafa tanto quanto precisamos de mais uma nova edição do Big Brother. Eu estou chateado com o fato de que as pessoas parecem pensar que os sedimentos do vinho seja algo que precisa ser eliminado.

Estou aqui para dizer que o sedimento é uma coisa boa. Na verdade, não é apenas uma coisa boa, é uma grande coisa!

Eu amo o sedimento. Eu um raro prazer quando tiro uma rolha de uma garrafa para encontrar o fundo da mesma incrustada com cristais, ou pingando como uma lama barrenta e roxa. É emocionante ver o meu vinho derramado em um vidro nublado com uma névoa fina de partículas em suspensão.

Sedimento é um sinal de muitas coisas boas. Em primeiro lugar, é um sinal provável de que o vinho não foi filtrado. Vinhos não filtrados possuem, na minha opnião, um gosto mais honesto e mais interessante. Claro, eles não são inerentemente melhores, mas dada a escolha, eu sempre prefiro ter meus vinhos não filtrados.

Sedimento, juntamente com os cristais de ácido tartárico, também deve ser comemorado e saboreado como um significante e maravilhoso processo de envelhecimento. Estes bits robusto, como gosto de chamá-los usando um jargão da minha área, são tão naturais quanto o vinho em si, e não tenho nenhum problema de consumi-los, e você também não deveria.

Vinho, quando bem feito, é um produto natural e deve ser apreciado como tal. Eu não gosto de meu suco de laranja pasteurizado ao esquecimento, e meu suco de abacaxi filtrado para uma clareza cristalina e as vezes até sem espuma. E eu não preciso de nenhum frasco fedendo fantasia para manter o meu vinho longe dos poucos processos naturais que o fez, muito obrigado.

A matéria completa pode ser lida no The Guardian

2 comentários:

Chico Soares disse...

Sedimentos em uma garrafa de vinho está perfeitamente dentro do normal por ser um subproduto natural do processo de envelhecimento dos vinhos , como você mesmo escreveu. Mas sedimentos em nosso copo de vinho é outra coisa. Infelizmente, como você disse, esta garrafa provavelmente não irá ajudar muito na manutenção de sedimentos para fora da garrafa.

Ana S. disse...

Z, o exemplo mais gritante que eu experimentei relativo a isso foi uma prova de Chardonnays argentinos não filtrados, em seguida provamos o filtrado tipo "exportação" do mesmo vinho, que foi horrível.

Vale a pena experimentar