Nem so de pao vive a padaria

Sou assiduo frequentador de padaria. Adoro um pao na chapa com manteiga e cafe com leite.

Tenho notado tambem que algumas padarias oferecem vinho. Isso seria otimo se o empresário ou sua equipe de colaboradores soubessem sobre a possibilidade de combinação dos vinhos com pães ou mesmo outros alimentos. Um cliente leigo e um atendente que també não conheça nada sobre vinhos acaba sendo um desperdício de vendas, já que se houvesse uma capacitação certamente a padaria ou confeitaria poderia expandir sua cartela de clientes, ou mesmo criar novo nicho de mercado.

Se soubessem combinar os dois produtos então, maiores ainda as chances de sucesso. O conhecimento sobre e o pao, sua história e tipos diferentes de produtos derivados do pao, passando a seguir à informações sobre vinhos, os diferentes tipos de uvas, chegando-se enfim à uma série de proposições harmônicas entre pães e vinhos, sugerindo também a formulação de sanduíches e pães com recheios combinados aos vinhos. Tudo de forma que seja realçado cada sabor, cada aroma, fazendo do conjunto algo irresistível!

Este pode ser o ponto de partida para novos voos das empresas de panificação e confeitaria. Bem utilizadas as informações podem incentivar a diversificação de serviços. Imagine os pães sendo oferecidos em restaurantes como pratos especiais, saindo de meros coadjuvantes à atrações do cardápio, ao lado de vinhos? E as empresas de panificação poderiam tanto fornecer estes pães aos restaurantes ou hotéis e pousadas, ou ainda propiciar a seus clientes essa possibilidade diretamente em suas lojas, principalmente nestes novos espaços que têm sido incorporados as padarias.

Podem apresentar ainda algumas receitas de pães já com as sugestões de vinhos que mais se adéquam a elas. As possibilidades de combinação são grandes e os ganhos que isso podem trazer também. Resta a cada um aproveitar e se deliciar com as combinações sugeridas. Os clientes agradecem!

Do meu lado fica essa ideia e uma dica de harmoizacao que fiz nesta semana:
Pao de Provolone com SALTON VIRTUDE CHARDONNAY . Ficou otimo, aqui vai a ficha completa das minhas percepcoes do vinho:

Exame Viual : Amarelo-palha de média intensidade, límpido, brilhante, lágrimas numerosas, finas e rápidas.

Exame Aromatico : Aromas intensos, notas de maçãs, especiarias e madeira bem presente, fundo tostado e amanteigado.

Exame gustativo: Seco, média a boa acidez, álcool integrado, bom corpo, macio, aromas tostados e de fruta com média persistência.

Safra: 2008

Valor: R$46,00

Um comentário:

Andre Martin disse...

Hummm, mudou completamente a cara do blog, heim? ok, ficou mais sóbrio! rsrs
Mas achei que podia manter as datas das publicações...

Por falar em vinhos Salton, conhece aquele global, o tal do Salton Melo? rs

Vale a pena experimentar