Vendo vinhos caros

Recentemente, fiz algo que raramente costumo fazer quando se trata de vinho: Vendi algumas garrafas da minha adega pessoal. Agora, para alguns bebedores de vinho, a compra e venda de vinho é normal. Um grande número de compradores de vinhos de Bordeaux participaram desta questão no curso dessa semana onde falamos apenas do marketing na área de vinhos.

Mas essa historia de compra e venda de vinho nunca foi o caminho escolhido por mim. Ao longo do tempo que eu carinhosamente e, ocasionalmente, consegui construir uma pequena coleção de vinhos, nunca me ocorreu vende-los. Muito pelo contrário: Sempre me ocorria a idéia de comprar.Vendê-los era impensável. Eu queria dividi-los com meu filho em datas especiais, não apenas uma pequena aventura para atirá-los de lado por uma fantasia nova.

Então por que eu estou agora vendendo vinho? Não é por causa do dinheiro, apesar de que é sempre bom ter um extra. Como todo mundo, eu sempre posso usar a venda para uma pequena mudança na reposição de outros rótulos.

Devo mencionar que os vinhos que vendi estavam entre as safras mais caras da minha adega, raridades que sinceramente eu mal podia dar ao luxo de comprar se fosse hoje, mas eu não consegui resistir. Eles estavam entre os melhores vinhos da minha adega.

Então, por que eu vendi? A resposta está em uma única palavra: surpresa.

Talvez seja um estágio nessa minha relação com o vinho, mas o que agora procuro no vinho, mais do que qualquer outra coisa, é o elemento surpresa. O romancista Henry James captura isso perfeitamente: "Existem dois tipos de gosto, o gosto pelas emoções da surpresa e o gosto pelas emoções do reconhecimento."

Hoje eu me encontro com um gosto quase urgente por emoções da surpresa. Vinhos caros raramente oferecem esse elemento de surpresa para mim.

Eu não estou dizendo que os vinhos caros, não são grandes. Ou que eles não são maravilhosos. Ou que não valem o dinheiro que cobram. Mas raramente causam a sensação real da surpresa. Você tem uma idéia de que vinhos caros são susceptíveis de proporcionar boas sensações. Eles podem ser emocionante? São intensamente agradável? Sem dúvida. Mas você está surpreso? Duvido muito.

Vinhos caros, quase por definição, são conhecidos, ditos, escritos e rescritos. Eles vêm de lugares famosos, famosos vinhedos, produtores famosos. Eles são santificados pela tradição e endossado por gerações de amantes do vinho. Eles repetem a sua grandeza através de muitos vintages. (Estou falando aqui, é claro, de verdadeiros clássicos, ao invés de um ou outro vinho na estratosfera dos preços, de pontos atribuídos por um ou outro crítico de vinho.)

Vinhos caros raramente podem causar surpresa. Mas os vinhos, a preços modestos são infinitamente surpreendentes. Por que isso? Em grande parte porque não temos expectativas sobre esses vinhos. Eles são totalmente novos para nós, ou que oferecem novos níveis de realização por não serem reconhecidos.

Vou te dar um exemplo. Quando eu estava na ABS, provei uma mistura de vinho tinto de Margaret River da Australia. Agora, eu fui para Margaret River e eu sei perfeitamente que é um lugar de grande potencial e cada vez maior realização. Ainda assim, quando eu provei o 2009 Cullen Vineyard Mangan (uma mistura com predominância do Malbec com alguns toques de Petit Verdot e Merlot) eu fui literalmente atropelado

Este vinho não era meramente uma surpresa, foi uma revelação. É um vinho extraordinário.O preço? $ 42 na Austrália. Eu garanto que 42 dólares não é barato. Mas para os padrões atuais de alto preço do vinho, $ 42 está longe de ser escandaloso, especialmente para um vinho de qualidade crescente.

Quem freqüenta minha casa deve saber, no entanto, que os vinhos que estou comprando hoje são muito menos caros do que isso. Por exemplo, eu recentemente peguei um caso de 2008 Domaine de Bruno Dufeu Bourgueil Grande Cuvée Mont, um deslumbrante Loire Valley Cabernet Franc trabalhada a partir de uma vinha de 50 anos de idade. Custo? 15 dólares. Este vinho oferece um elemento de surpresa que os vinhos 10 vezes mais caros não fornecem.

Duas semanas atrás eu comprei uma cava espanhola que surpreende a todos a quem eu servi. Torre Oria Brut é 100 por cento Macabeo, uma variedade de uva branca que eu nunca tinha tido a chance de provar em um vinho espumante. Ele gratifica a todos, mesmo fãs de Champagne com sua profundidade de sabor. Custo? $ 8,50 a garrafa. A surpresa é, como a propaganda de cartão de crédito coloca, nao tem preco.

Obviamente, um preço baixo não é suficiente. A verdadeira surpresa está em encontrar uma qualidade notável, em seguida, olhando para o preço baixo. É claro que nenhuma dessas surpresas acontece com vinhos caros, onde muitas vezes a única surpresa é: "Wow..verdade o que falam" Esta não é a surpresa que você está procurando.

Meu objetivo agora é ter uma adega cheia de surpresas. Ironicamente, o que significa vender alguns dos meus vinhos caros para que eu possa "pagar" o vinho de hoje.

Um comentário:

Andre Sanches disse...

Acompanho seu blog há tempos. Confesso que adorava as criticas anonimas de varias personalidades do mundo do vinho e pseudo conhecedores. Voce sempre foi provocador, basta ler as postagens antigas onde misturava com humor as criticas a esse nosso mundinho de vinho. Não escapavam personalidades e nem figuras históricas.

Tambem sei que esta em um momento profissional critico pelo volume de trabalho. Tao critico que recusou educamente duas inaugurações em Alphaville, logo ao lado do seu trabalho e vários almoços com confrades com direito a costelinhas de porco a vontade.

Entendemos que o ritmo não é dos mais fáceis mas NÃO FIQUE POLITICAMENTE CORRETO !!!!!

Voce é um dos pouco que não tem compromisso ou vínculo com produtores, marcas, revistas. Você é um dos raros espíritos livres que temos no mundo do vinho.

As publicações estão ótimas mas cade a provocação ????

Vale a pena experimentar