Minha amada imortal


Faz um longo tempo desde que eu escrevi para você. E eu sei que não está feliz porque tenho falado muito sobre a Itália e Portugal praticamente todos os meses. Mas acredite em mim, eu nunca parei de pensar em você. É claro, você foi notícia nos últimos tempos e esta passando por uma fase difícil além de todas as suas preocupações sobre os vinhos do Novo Mundo.

Você deve saber que sempre foi meu grande amor. E por favor não se esqueça de todos os ciclos e as muitas conversas, às vezes por meses seguidos. Não há quase nenhuma parte de voce que eu não tenha experimentado.

Então, por que eu corro para a Itália e Portugal? Vou lhe dizer por quê. Você está ficando mal-humorada. O mundo está mudando e você está insistindo que todos os outros estão errados.

Lembre-se sua birra que foi manchete em 2001, através do Ministério da Agricultura francês? "Até há poucos anos, o vinho estava conosco", você disse. "Fomos o centro, o ponto de referência incontornável. Hoje, os bárbaros estão às nossas portas: Austrália, Nova Zelândia, os Estados Unidos, Chile, Argentina, África do Sul"

Claro, o “bárbaro!" era para soar irônico. Mas você não tem que ser Sigmund Freud para saber que, sob a ironia existe um ressentimento fervendo.

Bem,sabemos que não é assim. Você já fez isso a consigo mesma. Veja suas denominações controladas, por exemplo. René Renou, presidente do Institut National des Appellations d'Origine, anunciou um plano para reformular o seu sistema de denominação controlada pela primeira vez desde sua criação em meados dos anos 1930.

Denominações controladas têm proliferado como pulgões em uma rosa. A idéia original era conservadora. Nomes famosos como Chambertin e Champagne estavam sendo usurpados por vinhos com rótulos falsos. Produtores dos originais estavam indo à falência, inundado por falsificações.

Então, agora, a maioria de seus viticultores estão limitados, Não importa se um Borgonha tinto pode legalmente conter Cabernet Sauvignon quando sua antiga tradição era exclusivamente Pinot Noir? Pode apostar que sim.

Como é que você se propõe a consertar essa bagunça? Menos liberdade, menos regulamentação, certo? Errado. Em vez disso você propôs ainda uma outra camada de regulação chamado de Appellation d'Origine Contrôlée d'Excellence, ou AOCE.

Os italianos fizeram isso, por sinal, com a sua designação alardeando o DOCG - Garantita - para diferenciar seus ícones da plebe dos DOC. Tem sido inútil. (Quando foi a última vez que um comprador perguntou: "Desculpe-me, mas é esta garrafa um italiano DOCG?")

Depois, há o Crise financeira que esta te assolando. Em apenas três anos, os preços do vinho Bordeaux caíram pela metade.

Minha querida França, mesmo que envelhecendo ainda permanece bela e disposta a olhar no espelho. Você ainda tem muito o que fazer? Claro que tem e sei que você faz. Não há ninguém como você.

Mas chegou a hora de você acordar de um devaneio de glórias do passado e reconhecer que o que você realmente tem para vender é a qualidade. Não apenas proclamar qualidade "Este é um vinho francês, monsieur" - mas a coisa tem que ser real. O tipo de gloria não proclamado pela regulamentação, mas pelo suor. E coragem.

Lembre-se, você costumava ser a maior comerciante do mundo do vinho. Você inventou Beaujolais Nouveau e tornou-o um evento. Você inventou Champagne e fez o vinho da celebração. Você inventou grandes castelos e o conceito de terroir. Você fez vinho ser fascinante, excitante, provocador. Você, e você sozinha, fez o vinho culturalmente essencial. E você vendeu tudo isso para o mundo, não apenas para si mesmo.

Minha querida França, eu te gosto muito. Você é perfeita.

Agora mude.

Nenhum comentário:

Vale a pena experimentar