O que voce faria se fosse dono de uma vinicola ?

Final de mais um evento de vinho e cá estamos eu e alguns confrades heroicamente tomando o restante das 18 garrafas usadas na apresentação quando fatalmente chega aquele momento em alguem pergunta: "Se eu fosse o dono dessa vinícula ,eu poderia fazer algo melhor que isso ?"

Talvez pudéssemos. É sempre tentador olhar para o negócio de outra pessoa e concluir que você sabe mais que eles. Com isso, humildemente, gostaria de apresentar o seguinte: Aqui está o que eu faria se eu fosse dono de uma vinícola.

Eu diria a verdade. Isto pode parecer demasiado simplista. Mas eu estou aqui para testemunhar que é nada menos do que surpreendente ver o número de vezes que uma vinicola ofusca ou distorce sobre as suas práticas na fabricação do vinho ou suas razões para seguir um curso ou estilo particular..

Um bom exemplo é o nível de álcool. Várias vinicolas estão muitos relutantes em fornecer um nível de álcool preciso para cada um dos seus vinhos. Por outro lado muitas vinícolas oferecem tal informações em seus sites. Bravo !!!.

Mas uma enorme quantidade de vinícolas convenientemente arredondam o nível de álcool declarado de seus vinhos, seja no rótulo ou website. Eles alegam que a maioria dos consumidores não se importam (será?).

Dizem que estamos interessados em "equilíbrio" e que o vinho seria julgado injustamente se visto apenas pelo prisma do nível de álcool preciso. Tudo isso pode ser verdade, mas não vamos nos enganar: são suposições deles, não dos consumidores.

Não menos importante, um número desconhecido de produtores, especialmente aqui no Brasil , Chile e na Argentina, convenientemente não mencionam que eles atingiram o nível de álcool "inferior" por adição de água ao mosto de fermentação. "Zainer, nós fazemos vinhos com níveis mais baixos de álcool", um produtor brasileiro me disse isso , convenientemente evitando o fato de que o vinho veio a partir de uvas maduras que teria criado um vinho de teor álcoolico mais elevado se não fosse " ajustado."

O álcool é apenas uma área, no entanto gritante. Vinificação é o processamento de alimentos e muitos produtores têm resistencia em informar o tipo de processamento e os ingredientes usados, temendo que não iremos "entender". Eu chamo isso de "omissão de conveniência" porque não posso usar palavras como chaptalização, adição de água, para dizer que isso é usado para eliminar o execesso de água ou ajustar a acidez. "Onde é que tudo isso vai acabar, Zainer ? Vinho não é um produto qualquer" Reclama mais um produtor que furta o olhar apenas em ouvir meu nome. Minha resposta? Isso vai acabar quando dismiticarmos o vinho e torna-lo mais próximo de nós como um item alimenticio e não um item exclusivo de luxo.

Se eu fosse dono de uma vinicola eu iria aderir a um lema simples "Diga a verdade." Se eu estivesse usando um concentrador de vácuo ou spinning ou micro-oxigenação, eu diria. E se eu tivesse que criar um caso explicando por que fiz isso para deixar o meu vinho melhor, eu iria fazê-lo. Afinal, se eu tenho a vergonha de qualquer uma destas práticas, bem, então, eu não devo usá-las, certo?

Dizer a verdade pode parecer radical, ou até mesmo maluco com pretensões de mudar as regras do jogo. Mas a verdade é que dizer a verdade é a coisa mais rara no mundo do vinho. Um contrasenso se levarmos em conta que um dos lemas do vinho é o famoso ”In Vino Veritas”

Então meu amigo, declare no seu rótulo,na web que seu vinho não é feito com chips de carvalho ou serragem, cones ou concentradores de vácuo ou qualquer outra técnica que voce, como produtor, considera desaconselhável ou impróprios. Você não chaptaliza? Diga.

E se você optar por utilizar uma ou outra dessas técnicas mesmo que você normalmente não use mas que devido a uma safra inferior teve que usar,diga. Este é o "dizer a verdade", que sempre insisto nas apresentações fechadas. A viticultura é a agricultura,antes de tudo. Às vezes você tem que fazer coisas que realmente não quer..

Eu conheço um monte de viticultores que não usa irrigação, mas têm linhas de gotejamento em seus vinhedos (Eles foram instalados originalmente para as videiras jovens.) E você tivesse que irrigar em um ano de seca? Qual o problema ?

Encontrei recentemente um produtor biodinâmico que teve que usar um spray contra mofo persistente, não um spray "aprovado" pela ortodoxia biodinâmica. Era isso ou perder a safra. O que você faria? Eu faria exatamente o que ele fez e diria,como ele disse.

O ponto chave é diferenciar-se daqueles que querem manter uma imagem artesanal, mas não estão dispostos a pagar o seu preço.

Recentemente, tive uma conversa com um dono de vinícola que me perguntou o que eu achava de seu novo rótulo de vinho. Eu disse que o mais importante não era tanto o desenho do pintor famoso ou o ar de modernidade mas o desafio de re-pensar do próprio conceito do "rótulo". Acho que os rótulos dos vinhos modernos devem ser vistos como um portal. A grande maioria dos rótulos de vinhos de hoje não passam de pedaços de papel colados a uma garrafa de vidro, da mesma forma que há 100 anos.

"Rótulo de vinho como portal" revisando a própria finalidade do rótulo. Pense em redesenhá-lo como um convite para o cliente em potencial adquirir cada vez mais informações sobre o que está dentro da garrafaa.

Tente repensar a sua presença nessas novas midias, a partir do seu site para mídia social, reconhecendo que a etiqueta é um portal: Se passar por esse portal, o que nós clientes vamos encontrar?

Uma etiqueta moderna teria que abraçar o que é conhecido como códigos QR, que são como pequenas caixas-pretas. Você aponta seu i-phone ou smartphone na QR ou etiqueta e voilà, você é imediatamente ligado a um site específico para o vinho que você está considerando comprar.

Eu também sempre achei alguns rótulos, incompreensiveis. Desculpem-me os publicitários e estudiosos que se perderam pela internet e cairam aqui, mas por que você vai perder a oportunidade de acertar em cheio o cérebro de um consumidor em potencial? Dito isto, se tudo o que você vai colocar no seu rótulo é bobagem sobre como você é uma vinícola familiar ou como você tem "dias quentes e noites frias", ou alguma banalidade desse tipo, então provavelmente é melhor não oferecer um contra-rótulo e dar a nossa parte em desconto.

Nenhum comentário:

Vale a pena experimentar