Quando o cinema encontra o vinho


Acredito que além de vinho quase todos gostam de cinema. Se você se lembrar de uma cena de algum filme onde o vinho seja coadjuvante ou ator principal que tenha ou não tocado você de alguma maneira, compartilhe conosco comentando ou passando e-mail para zainer@yahoo.com. Mesmo que o filme que você escolher já tiver sido citado não tem problema, pode comentar e dizer o que você acha.

15 comentários:

Roberto Freitas disse...

"Here's looking at you, kid." Mesmo que você não viu Casablanca, você já deve ter ouvido falar do brinde. E se você tiver visto o filme, você sabe que pouco tempo depois de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman tilintar as taças, os alemães vão marchando em Paris e mudam suas vidas para sempre.

Sidney Brandão disse...

Minha cena favorita envolvendo vinho em um filme é de A Festa de Babette - a cena com a codorna. É o momento envolvendo o vinho mais apaixonante que me lembro.

Anônimo disse...

Fim de semana assisti sideways. Foi legal e acho que foi o unico filem que fala de vinho diretamente que me lembro ter assistido

Patrícia Mazzei disse...

Meu momento favorito é na Festa de Babette, depois que ela faz aquela refeição enorme, onde passa vários dias preparando. No final, quando ela está completamente esgotada, ela traz um pequeno copo de vinho para os lábios e toma um pequeno gole. Qualquer um que trabalhou em um restaurante ou em serviços de alimentação sabe o quão importante um gole de vinho no final de uma noite agitada. E esse gesto já dizia tudo para mim.

Chico Soares disse...

Um dos meus momentos favoritos do vinho está no filme “Surpresas Do Coracao”, estrelado por Meg Ryan e Kevin Kline.

Roberta Vallmonte disse...

Eu amo o momento em “O Idiota” quando Steve Martin pede o vinho novo, porque ele não quer vinho velho. Quando esse filme saiu em 1979, eu estava na escola e ninguém conseguia me fazer entender porque aquilo era engraçado.

Paulo Diniz disse...

Tá ficando preguiçoso é ? Essa conversa de pesquisa é papo furado mas...vou na sua onda. É difícil ter um filme sobre a máfia italiana sem vinho. “O Poderoso Chefão” faz referencias ao vinho de forma agradável e divertida, não é pretensioso. A única coisa que é mais vermelho do que o vinho neste filme é o sangue derramado.

Anônimo disse...

Sideways e Mondovino. São os dois filmes em que realmente o vinho é a estrela principal. Sideways fez explodir as vendas da pinot noir nos Estados Unidos e se voce nao nao gostou é porque nao entendeu. Mondovino é um documentário sobre vinhos, vinhedos e seus produtores. É um filme que que voce deveria assistir já que se propõe a falar sobre vinhos talvez aprenda a ter um pouco mais de sensibilidade ao falar da bebida. Voltei a seu blog e vi que continua o mesmo. Que tal educar mais o publico ?

Zainer Araujo disse...

Obrigado a todos pelos comentarios e e-mails. Assim que tiver mais sugestões vou preparar o "Top 10" de vinho no cinema !

Abraços

Mario Negretti disse...

Em “Esse mundo é um hospício” existe um trabalho maravilhoso e engraçadíssimo de transformar duas tias idosas nas mais doces assassinas que você pode imaginar. Esta comédia de humor negro usa vinho como o veículo para entregar o veneno para matar velhos solitários e depois enterrá-los na adega.

Ana Duarte de Freitas disse...

Aproveitando que você e meu marido são fãs de 007, me lembro (Impossível esquecer, Andrew me obrigou a assistir a noite passada dois filmes do 007 pra escrever aqui. Vê se pára de dar idéias porque quero assistir a novela nova – rs) de From Russia with Love, um assassino fingindo ser um agente aliado junta-se a James Bond para o jantar no vagão-restaurante do Orient Express. Serviram peixe e Bond pede champagne, mas o impostor pede um chianti “tinto". Mais tarde, quando 007 se recupera de ser nocauteado pelo bandido, ele diz: "Vinho Tinto com peixe. Bem, isso deveria ter me dito alguma coisa." Evidentemente as antigas regras sobre o vinho tinto e peixes já foram quebradas.
Tentamos lembrar de algo envolvendo Batman, Indiana Jones ou Jack Bauer mas eles devem ser abstêmios. Não adianta...Bom de copo é James Bond mesmo -rs

Andrew Freitas disse...

Embora seja verdade que James Bond é mais conhecido por seu amor ao martini, existem inúmeras vezes ao longo da série onde o vinho tem feito sentir a sua presença. No Dr. No, Bond mostra seus conhecimentos de champanhe, dizendo que ele prefere o Dom Perignon '53 ao '55 de que eles estão prestes a ser servido. Em Goldfinger, Bond mostra seu conhecimento sobre Brandy a “M” escolhendo a marca, que é servido com ele. Embora seja verdade que ninguém jamais vai confundir James Bond com Jack Bauer assim como é claro que ele não aprecia mais vinho do que um martini.

Andre Martin disse...

Bom, não se se era vinho, mas o hilário "Um convidado bem trapalhão", com Peter Sellers como ator indiano, tem a cena que de tanto bebericar precisa ir apertado ao banheiro e não acha nenhum livre... Enfim, era uma festa, deve ter rolado algum vinho lá. rsrs

Andre Martin disse...

Ah, lembrei de um ótimo filme que revi recentemente na TV. O Ilusionista. No filme o monarca da região se embebeda de vinho, e por causa disto é acusado da agressão e morte da noiva, desejada pelo protagonista. Ou seja, o vinho tem um papel importantissimo, mesmo porque ele bêbado acaba ... ah, não vou contar o fim do filme rsrs

Zainer Araujo disse...

Verdade !!!! Os dois tem vinho...vou cancelar a TV a cabo e reverter o valor por aluguel em locadora ! Boa pedida !!!

Vale a pena experimentar